domingo, 15 de junho de 2014

REUNIÃO MENSAL DO MÊS DE JULHO


   No dia 14 de junho a nossa juventude pjoteira se fez presente na reunião mensal do Vicariato Episcopal de Canoas, onde o Pe. Blásio iniciou com uma oração para acolher a todos e em seguida o nosso vigário episcopal, D. Agenor, acolheu a todas as pastorais, ministérios, serviços e movimentos presentes. Assim as lideranças receberam foram motivadas a receberem as necessárias e ótimas palavras do convidado desta reunião, D. Jaime Spengler, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Porto Alegre. O arcebispo levou um ótimo material que falava sobre o documento azul de número 100 da CNBB “Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia”, onde pontuou cada capítulo do documento ressaltando a importância de ser Igreja de Deus caminhando junto em comunhão.

   Após o encontro com o arcebispo, como de costume, as lideranças se reuniram em seus grupos para suas reuniões e partilhas. A PJ se reuniu na capela rústica da Paróquia São Luís Gonzaga, local de encontro da reunião mensal, onde o encontro foi coordenado pelos jovens Nelson e Leonardo, da Rede de Comunidades do Sagrado Coração de Jesus, tendo o acompanhamento dos assessores Frei Wilson, padre referencial da nossa pastoral e pároco no bairro Harmonia, e Jéferson Cristian, assessor do grupo de jovens JOCRE. Utilizando-se da tradicional metodologia de encontro “Ver-Julgar-Agir” os (as) jovens e assessores (as) dos grupos de jovens presentes foram convidados (as) a partilharem a memória de como iniciaram sua caminhada pastoral, onde cada um e cada uma relatou suas experiências de vida na pastoral. Em seguida, após os relatos, o frei partilhou sobre a fase de transição que a PJ do Vicariato de Canoas está passando com a retirada do articulador que ficou até o início deste ano e da forma que se deu na formação de uma nova equipe executiva que estará provisoriamente neste segundo semestre articulando e reorganizando a pastoral pelo Vicariato, acompanhando e auxiliando os grupos de base que ainda existem pelas comunidades.

   Depois de relatarem o processo formação desta equipe, e tendo a aceitação dos (as) representantes dos grupos de jovens presentes, o assessor Jéferson e o jovem Nelson solicitaram à Paróquia Santo Inácio que indicassem um (a) jovem para compor esta equipe. Assim propuseram de retomar a estruturação de organização pastoral de equipe ampliada, representada por representantes das áreas pastorais que tiverem grupos pjoteiros, da equipe executiva representada por jovens que estarão a frente e representando no Vicariato e demais espaços e também pela equipe de assessoria. Informaram da próxima reunião desta equipe no dia 19 de junho, dia de Corpus Christi.

   O encerramento contou com uma oração onde todos e todas se abraçaram e cada um e cada uma colocaram no círculo os agradecimentos e pedidos para que fossem abençoados por Deus. Estiveram presentes os grupos de jovens: JOCRE da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do bairro Guajuviras, JUPI da Rede de Comunidades Sagrado Coração de Jesus do bairro Harmonia, e dos grupos da Paróquia Santo Inácio de Esteio: Força Jovem, Shalom e Novo Renascer.

                       


Equipe de comunicação
Pastoral da Juventude do Vicariato Episcopal de Canoas

pjcanoas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário