quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Coordenadores/as de Grupos se reúnem em Canoas

No último domingo, 25 de agosto, a PJ do Vicariato de Canoas reuniu os coordenadores dos grupos de base para um momento de partilhas de vida e formação. O Encontro de Coordenadores/as de Grupos foi realizado na Rede de Comunidades São Pio X, em Canoas, e contou com a presença dos coordenadores de grupos dos municípios de Canoas e Esteio.


O Encontro foi dividido em três momentos temáticos: Animação de grupos, Partilha das realidades e Formação metodológica. O primeiro foi desenvolvido através de um conjunto de técnicas e dinâmicas que podem contribuir positivamente na caminha dos grupos de jovens: desde atividades que podem contribuir na integração entre participantes dos grupos até outras para avaliação da caminhada do grupo. O segundo momento possibilitou que os participantes pudessem expôr informações sobre a realidade dos bairros onde os grupos estão inseridos, bem como os desafios no trabalho de evangelização da juventude.

A Formação Metodológica privilegiou o estudo do método VER-JULGAR-AGIR-REVER-CELEBRAR, com auxílio do subsídio "Somos Igreja Jovem - Pastoral da Juventude: um jeito de ser e fazer". Sob assessoria do Frei Láercio, assessor da Equipe de Vicariato, neste momento os coordenadores de grupos foram orientados a produzir um roteiro de encontro para grupos de jovens a partir dos passos metodológicos estudados. Os roteiros produzidos serão organizados em um subsídio virtual e disponibilizado pelo blog da PJ nos próximos meses.

Durante o momento de avaliação, os presentes sugeriram o agendamento de um segundo Encontro de Coordenadores ainda em 2013. A data pré-agendada foi dia 6 de outubro, domingo, no mesmo local. Nas próximas semanas será oficializada e divulgada a nova data. Por ora, seguimos cantando por entre "Sonhos e Pandorgas":

"O grupo de jovens é o lugar
de felicidade, resistência e de paz,
de fugir do individualismo,
nestes pagos, vida nova vai brotar

Leve nesta mala de garupa:
toda a coragem que couber.
A missão é grande, o desafio é bem maior!
Solte o grito preso na garganta:
Somos Pastoral da Juventude!
Outro mundo é possível, vamos fazer"

Nenhum comentário:

Postar um comentário