domingo, 28 de outubro de 2012

Carta de abertura do (DNJ) Dia Nacional da Juventude do Vicariato de Canoas – 27/10/2012


É com imensa alegria que acolhemos a todos e todas para celebrarmos juntos o DNJ.  Neste ano, temos como proposta nacional, o tema “Juventude e Vida”. E como lema: “Qual vida vale a pena ser vivida?” A iluminação bíblica vem de João 10,10: “Eu vim para que todos tenham vida”.  O DNJ é festa! O DNJ é manifestação e tomada de posição! O DNJ é tempo de mudança! O DNJ é tempo de alegria!

Vamos fazer memória?

O ano de 1985 foi decretado pela ONU como o Ano Internacional da Juventude. Como gesto concreto, a Pastoral da Juventude do Brasil assumiu a celebração do DIA NACIONAL DA JUVENTUDE. Assim, em 1986 aconteceu o primeiro Dia Nacional da Juventude (DNJ). Atualmente, no Brasil, celebramos o DNJ no último Domingo de outubro. O DNJ é um evento realizado anualmente. Ele é marcado por mobilizações de milhares de jovens, em todo o país, para celebrar, como igreja, a vida da juventude.

Palavra da Igreja Católica do Brasil 

O Documento nº 85 da CNBB destaca os principais problemas enfrentados pelos jovens brasileiros: As desigualdades de renda; O acesso restrito à educação de qualidade e frágeis condições para permanência na escola; O desemprego e a inserção no mercado de trabalho; A falta de qualificação para o mundo do trabalho; O envolvimento com as drogas e alto consumo de bebidas alcoólicas; A banalização da sexualidade; a gravidez na adolescência; a AIDS; A violência no campo e na cidade; a intensa migração; As mortes por causas externas (homicídios, acidentes de trânsito e suicídios); O limitado acesso às atividades esportivas, de diversão, culturais e a exclusão digital. Esses têm sido os sinais de morte que atingem a nossa juventude.

Diante deste cenário, qual vida vale a pena ser vivida?

O DNJ também é tempo de mudança, de revermos nossa vida como jovens e como podemos melhorá-la diante da sociedade assumindo alguma causa. Há muitas iniciativas na sociedade que são valiosas e que seria bom apoiá-las (campanha em favor da paz, da moradia, da terra, da dignidade do povo indígena, da mulher, etc...). Com essas iniciativas esperamos assumir a condição de Jovens que anunciam a outros jovens a boa notícia que Deus nos confiou para ser entregue a todos e todas. Galera, hoje é dia de reunir as diferentes expressões de juventude de nosso Vicariato e celebrarmos. Juntos queremos optar por uma vida que vale a pena ser vivida.

O que vai acontecer no encontro de hoje?

O encontro de hoje terá muita animação, oração e quatro oficinas. E quais as oficinas D? Serão elas: Teatro e Juventude; Circo da Juventude; PJ na JMJ (Jornada Mundial da Juventude) e Encontro de Coordenadores. O DNJ deste ano também será um momento de forte celebração, pois dará início a preparação da Assembleia de Vicariato da PJ e marcará a nossa sintonia com a Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada em 2013 no Rio de Janeiro. Por fim, são três as grandes questões que norteiam este encontro: 1) Qual vida nós jovens temos vivido? 2) O que temos feito para transformar a realidade? 3) Que vida vale a pena ser vivida?

E juntos dizemos: “DNJ 2012 – Qual vida vale a pena ser vivida?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário