domingo, 2 de setembro de 2012

Regional Sul 3 no Encontro Nacional de Assessores/as da PJ

Aconteceu o Encontro Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude (ENAPJ), de 16 a 19 de agosto de 2012, no Centro de Acolhida Missionária Religiosas da Assunção, em Santa Teresa, cidade e Estado do Rio de Janeiro. Oriundos das várias regiões do país, perto de 140 pessoas que acompanham a juventude nos 17 regionais da CNBB conviveram para refletir sobre o “Acompanhamento Juvenil em tempos de mudança”.



Dom Nelson Francelino Ferreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e referencial para juventude no Regional Leste 1 da CNBB, acolheu o grupo de assessores, em nome do Arcebispo do Rio, D. Orani.

Mística, profetismo e esperança: foram as palavras que marcaram o segundo dia do ENAPJ.  Pela manhã, do alto do morro de Santa Teresa, assessores foram convidados a olhar a sua própria realidade, buscando compreender seu lugar no acompanhamento aos jovens. Em seguida, o sociólogo e assessor da PJ, Sandro Hilário, e o pesquisador em juventude e religião, Flávio Sofiati, refletiram sobre a atual conjuntura e olhares sobre as juventudes.

Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, esteve no encontro. Em sua passagem discorreu sobre o “ministério da assessoria” sob o viés do Bom Pastor. Segundo ele o assessor acredita, experimenta e anuncia a verdade proclamada pelo Bom Pastor.

A tarde o Pe. Paulo Sérgio, assessor da PJ - Leste 1, falou sobre a ação evangelizadora da Igreja.  O Frei Capuchinho Rubens Nunes, assessor nacional da CRB, apresentou o caminho vivido pela vida religiosa do Brasil no exercício da escuta e processo de aproximação com os jovens. Pe. Joel Nalepa, assessor da PJ - Sul 2 conversou sobre a PJ rumo a Jornada Mundial da Juventude. Pe. Luiz Carlos, assessor executivo da Campanha da Fraternidade, ajudou refletir o caminho realizado para a CF 2013 cujo tema é Juventude. Raquel Pulita Andrade Silva, membro da Comissão Nacional de Assessores, apresentou aspectos sobre as juventudes e evangelização. No final da tarde, num bate papo com os assessores, Pe. Toninho, assessor da comissão episcopal para a juventude, apresentou a estrutura da comissão e os projetos para a evangelização da juventude do Brasil. O dia encerrou com um belo momento de Leitura Orante da Palavra. A partir do texto de Gn 26,15-25, a teóloga Mercedes Buldallez-Diez, assessora do CEBI, motivou     ajudando a perceberem o itinerário fértil que realizam na processo de acompanhamento de jovens, na persistência, perseverança e alegria do ministério.

Iluminar a caminhada pastoral com a vida de Jesus e pautar as ações da Pastoral da Juventude (PJ) a partir dos projetos nacionais, essa foi a dinâmica de sábado e domingo no Encontro.  Buscando iluminar a práxis do acompanhamento de jovens, foi um momento de refletir sobre o ministério da assessoria em tempos de mudança de época e possibilitar a necessária formação de novos assessores.

A teóloga e assessora do CEBI, Ir. Mercedes Diez trabalhou na manhã do sábado o seguimento de Jesus Cristo na perspectiva do lugar bíblico de Nazaré com atenção ao crescimento, conflito e esperança na busca da autonomia. Enfatizou a figura do Jesus histórico para contribuir na reflexão da prática pastoral do acompanhamento.

A tarde fora momento de conversar sobre os projetos nacionais da Pastoral da Juventude. Destacando a eclesialidade da ação pastoral e reafirmando o anseio em ser Igreja Jovem, os assessores buscaram ver pistas e prioridades ao acompanhamento. No início da noite, ao redor da mesa eucarística e celebrando a Festa da Assunção de Maria, foi momento de agradecer a Deus pelo processo vivido e reafirmar a fé e a esperança. “Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre” – todos entoavam.
Na noite do sábado, houve um Sarau com um grupo musical, Alambique do Samba, típico carioca e o que possibilitou momentos de descontração e dança. 
Na domingo pela manhã, os assessores se reunirem nas regiões e projetar ações ao acompanhamento e a efetivação dos projetos nacionais, em vista da Campanha da Fraternidade e Jornada Mundial da Juventude, ambas as atividades em 2013, e ainda diretivas ao próximo ENAPJ.

O Regional Sul 3 marcou ativa participação no ENAPJ. Participaram os assessores Alberto Chamorro, Renata Zanella, Fabiane Asquidamini, frei Patrício Ceretta e Marcos Bochehin os quais entendem que as atividades propostas para 2012 (CF e JMJ) estejam inseridas não em uma mera pastoral de eventos, mas na perspectiva da pastoral de processos, encarnada na vivência cotidiana dos grupos.

Fonte: Blog PJ Regional Sul 3


Nenhum comentário:

Postar um comentário