quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Área Niterói/Rio Branco projeta 2010

"Vi um novo céu e uma nova terra" (Ap 21, 1)

Com o embalo desta passagem, os coordenadores dos grupos de base UPJ (Unidos Pela Juventude), JRC (Juventude Reunida em Cristo) e o Articulador da PJ na Área Niterói/Rio Branco planejaram as atividades a nível de Área para 2010. Com o acompanhamento do Pe. Paulo, do IPJ, os jovens Ana Luiza, Thais, João Carlos e Natália e o assessor João puderam neste sábado, 21/11, revisar a caminhada da PJ na Área e as atividades que se desenvolveram desde agosto de 2008, quando se houve a retomada da articulação da PJ a nível de Área.
O encontro ocorreu na sede do IPJ pela parte da manhã e iniciou com a construção de diversos quebra-cabeças sobre o rosto da juventude dos bairros Rio Branco e Niterói. A pluralidade de jovens e realidades se mostra como um desafio a montagem de uma projeto único a ser efetivado nos dois grupos.
A avaliação dos três Encontros entre Grupos de Base apontou a vontade de que passem a ser realizados não mais nas paróquias, buscando assim, estar mais perto de outros jovens. Foi-se sugerido que os encontros passem a ocorrer em escolas e que os temas tratados nos Encontros digam respeito à dimensão da capacitação técnica da formação integral da pessoa humana.
O projeto Missão Jovem foi ressaltado como grande motivador ds vida dos grupos, com o objetivo de inseri-los mais na realidade local.
Para 2010, os coordenadores dos grupos assumiram o compromisso de constituírem a Equipe de Área junto ao Articulador, Rafael, a fim de melhor preparar e realizar as atividades.
Continuam em 2010 os Encontros entre Grupos, a Missão Jovem (desta vez abraçada pelos dois grupos) e um projeto para nucleação de novos grupos na Área. Aliados sempre com as atividades permanentes da PJ Nacional: Semana da Cidadania (14 a 21 de abril), Semana do/a Estudante (provavelmente de 8 a 14 de agosto em 2010) e o Dia Nacional da Juventude. Além destas atividade, os grupos de base manteram seus retiros anuais independentes, festas jovens, jantar bailes, visitas a projetos sociais, etc.
A reunião de planejamento terminou com a leitura de um texto que ressalta a importância de que os grupos tenham a clareza, certeza e vontade de ver a PJ não como uma estrutura, mas como a representação dos grupos, para poderem ser agentes transformadores da e na PJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário